MENU

Nossa História

O Instituto Observatório Social é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo a geração de conhecimento para o mundo sindical e o mundo do trabalho. Com abrangência nacional e internacional, o IOS realiza pesquisas e estudos especializados, com metodologias e processos participativos, que contribuem para a ação sindical, o diálogo social e o desenvolvimento sustentável.

O IOS foi fundado em 1997 em uma iniciativa da CUT, Dieese, Cedec e Unitrabalho. 

Confira os principais destaques da história do IOS:

Junho 1994

1994

A recém-criada Organização Mundial do Comércio leva para a conferência internacional da Organização Internacional do Trabalho uma proposta polêmica: a adoção de cláusulas sociais em acordos comerciais. Em Florianópolis, na Escola Sul da CUT, começam as discussões de um observatório que pudesse monitorar assuntos como este.

Janeiro 1997

1997

Nasce o Instituto Observatório Social (IOS), por iniciativa da CUT, em parceria com DIEESE, CEDEC (Centro de Estudos de Cultura Contemporânea) e Rede Unitrabalho. Dois financiadores internacionais apoiam a viabilização inicial do projeto: a FNV, central sindical holandesa, e a DGB, central sindical alemã.

Janeiro 1998

1998

O projeto de criação da instituição é alterado e passa a ter foco no Mercosul.

Janeiro 1999

1999

É definido o novo foco do IOS: observar o comportamento sócio-trabalhista das empresas multinacionais com atuação no Brasil.

Janeiro 2000

2000

O IOS ganha uma sede nacional, em Florianópolis (SC) e sedes regionais no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP).

Junho 2000

WAL-MART

Em junho de 2000, o IOS lança seu primeiro estudo: relatório de pesquisa sobre a multinacional Wal-Mart

Janeiro 2001

OBSERVATÓRIO SOCIAL EUROPA

Em 2001, é criado o Observatório Social Europa, em uma parceria entre CUT, FNV e DGB.

Setembro 2001

2001

Também em 2001, o IOS lança sua página na internet e realiza o 1º seminário Pesquisa e Ação Sindical. Realizado de 18 a 20 de setembro, o evento teve com o tema "Promoção dos Direitos Fundamentais no Trabalho e Proteção ao Meio Ambiente".

Janeiro 2002

OBSERVATÓRIO SOCIAL EM REVISTA

Em janeiro de 2002, é lançada a Observatório Social Em Revista. Entre os assuntos abordados estiveram reportagens sobre as empresas Light, Parmalat, Embratel e Honda.

Junho 2002 

REDES SINDICAIS

Em 2002, o 2º Seminário Pesquisa e Ação Sindical teve como tema "Redes Sindicais e a Organização no Local de Trabalho nas Empresas Multinacionais".

Novembro 2003

NOVOS PROJETOS

Em 2003, o IOS lança o projeto Conexão Sindical, uma plataforma para integração e comunicação de trabalhadores e sindicalistas em todo o mundo. Em novembro, o 3º Seminário Pesquisa e Ação Sindical é realizado em São Paulo com o tema "Sindicalismo e Responsabilidade Social de Empresas".

Dezembro 2003

REPORTAGEM PREMIADA

Mineração Predatória na Amazônia Brasileira, reportagem da terceira edição de Observatório Social Em Revista, conquista o Prêmio Esso de Jornalismo na categoria Informação Científica, Tecnológica e Meio Ambiente.

Janeiro 2004

ATUAÇÃO REGIONAL

Em 2004, o IOS passa a integrar a Red Puentes de Responsabilidade Social Empresarial.

Agosto 2004

REPERCUSSÃO

Motivadas pela reportagem sobre trabalho escravo no norte do país (publicada na sexta edição de Observatório Social Em Revista), siderúrgicas assinam pacto pela erradicação do trabalho escravo em sua cadeia produtiva.

Janeiro 2005

NOVA SEDE

Em janeiro de 2005, a sede do IOS muda para São Paulo (SP).

Outubro 2005

REDLAT

Em outubro de 2005, é fundada a Rede Latino- Americana de Pesquisa em Empresas Multinacionais (RedLat). Coordenada pelo IOS, a rede é formada por institutos de pesquisas e centrais sindicais de sete países.

Junho 2006

CONCUT

Em junho de 2006, o IOS começa a realizar pesquisas durante o Congresso Nacional da CUT (ConCUT). Os temas iniciais foram responsabilidade social, inclusão digital e meio ambiente.

Outubro 2006

RECONHECIMENTO

Em outubro de 2006, a reportagem “A idade da pedra”, sobre trabalho infantil (publicada na edição 9 de Observatório Social Em Revista), recebe menção honrosa no Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

Janeiro 2007

ISO 26000

O IOS marca presença na 4ª Conferência da ISO 26000 de Responsabilidade Social em Sydney, Austrália. A entidade fez parte da delegação brasileira na categoria observadora – stakeholder Trabalhadores. No mesmo ano, o IOS participa também da 5ª Conferência da ISO 26000 de Responsabilidade Social, em Viena, Áustria.

Agosto 2008

FORMAÇÃO

Em agosto de 2008, o IOS inicia parceria com a Secretaria Nacional de Formação da CUT, para apoio na formação de formadores. Inicialmente, a parceria teve como foco o tema Responsabilidade Social Empresarial e a plataforma Conexão Sindical, usada para formação à distância.

Dezembro 2008

RECONHECIMENTO

Em dezembro de 2008, a reportagem “Tradição Dizimada” (publicada em Observatório Social Em Revista n° 14) recebe a premiação especial da 25ª edição do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo.

Janeiro 2009

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL

Em janeiro de 2009, o IOS promove 5 mesas de debate no Fórum Social Mundial, em temas como Meio Ambiente, Trabalho Escravo e Investimentos chineses na América Latina.

Dezembro 2009

INVESTIGAÇÃO E MUDANÇA

Em 2009, o IOS, em parceria com a Repórter Brasil, publicou uma edição de Observatório Social em Revista dedicada à denúncia de quem se beneficia com a devastação da Amazônia. O material gerou uma série de compromissos de mudanças entre as multinacionais denunciadas. A reportagem também foi finalista do Prêmio Esso de Jornalismo, na categoria Informação Científica, Tecnológica e Ecológica.

Fevereiro, 2010

TENDÊNCIAS

Com a ascenção da China como superpotência econômica, em fevereiro de 2010 o IOS lança a publicação "As Relações Econômicas e Geopolíticas entre a China e América Latina: Aliança Estratégica ou Interdependência Assimétrica?".

Março 2010

MUDANÇAS

Em março de 2010, é lançado o novo projeto gráfico da revista do IOS. A publicação também começa a incluir novos olhares, com a publicação de uma série especial de artigos sobre desenvolvimento, tema fundamental em ano de eleições. Dirigentes sindicais, empresários, cientistas e ambientalistas, entre outros, opinam sobre os rumos que o Brasil precisa tomar para se desenvolver com justiça e sustentabilidade.

Maio 2010

A CRISE

Em 2010, é lançado o documentário "A crise", que retrata a história de trabalhadores brasileiros, ligados a empresas alemãs, que encaram as dificuldades da crise econômica mundial de frente. Homens e mulheres que, com seu trabalho e sua confiança, ajudam a apontar o caminho para longe da tempestade.

Janeiro 2011

NOVA ABORDAGEM

Em 2011, o IOS passou a utilizar indicadores de Trabalho Decente, baseados nas normas e definições da OIT, para guiar os estudos e pesquisa. Esses indicadores acabam unificando outros temas de estudo e permitem uma análise mais completa e estruturada.

Agosto 2011

ISO 26000

Em agosto de 2011, o IOS lança a cartilha "ISO 26000 - Norma internacional de responsabilidade social: um guia para entendê-la melhor". A publicação reforça o papel do IOS como formador e disseminador de conhecimento especializado.

Outubro 2011

REDES SINDICAIS

Em outubro de 2011, é lançado o Projeto Promoção dos Direitos Trabalhistas na América Latina. A iniciativa é fruto de parceria entre IOS, CUT, CNM, CNQ e DGB na formação e no apoio às redes de trabalhadores e trabalhadoras em multinacionais.

Março 2012

TERCEIRIZAÇÃO NO SETOR BANCÁRIO

O IOS, com o apoio da DGB e do Sindicato dos Bancários e Financiários de SP, Osasco e Região, lança o documentário "Terceirização no setor bancário". O vídeo mostra como esse processo atinge os trabalhadores terceirizados, que exercem a função bancária, mas não têm seus direitos protegidos pela convenção coletiva.

Novembro 2014

COMEMORAÇÕES NO SINDICALISMO BRASILEIRO

Em novembro de 2014, o IOS, em parceria com a CUT, a CNM e a CNQ, e com o apoio do centro de formação DGB BW, realiza seminário internacional de redes sindicais em multinacionais de base alemã. A atividade, parte do Projeto Promoção dos Direitos Trabalhistas na América Latina, também contou com lançamento de documentário multiplataforma sobre os 30 anos de cooperação entre CUT e DGB no sindicalismo Brasileiro. 

carregando