MENU

Quem somos

O Instituto Observatório Social é um centro de estudos de geração de conhecimento para o mundo sindical e o mundo do trabalho, com abrangência nacional e internacional.

Fundado em 1997, o Observatório Social realiza pesquisas e estudos especializados, com metodologias e processos participativos e que contribuem para a ação sindical, o diálogo social e o desenvolvimento sustentável.

Pesquisa 

A área de pesquisa é a essência do Observatório Social. Desde 2011, todos os estudos realizados têm como referência teórica o conceito de Trabalho Decente da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Dentro destas diretrizes, as pesquisas realizadas tratam dos direitos à negociação coletiva, liberdade de associação, discriminação no local de trabalho, trabalho infantil e forçado, saúde do trabalhador e da trabalhadora.

Formação

O Observatório Social trabalha com a disseminação da informação e com a formação de líderes sindicais. Para isso, faz uso de ferramentas como plataforma de Ensino a Distância, oficinas, seminários e a conferência anual Pesquisa e Ação Sindical. Entre os temas de formação estão Globalização e seus impactos para o mundo do trabalho e para o sindicalismo, redes sindicais e concepção de estrutura sindical, normas e instrumentos Internacionais sobre trabalho, e negociação coletiva em empresas multinacionais.

Comunicação

O Observatório Social produz diferentes materiais, impressos e multimídia, com o objetivo de levar informação ao trabalhador. Entre eles estão boletins informativos, cartilhas e documentários em áudio e vídeo.

Jornalismo investigativo 

A Revista Observatório Social busca mobilizar a sociedade e gerar mudanças a partir de temas de grande repercussão. Com reportagens investigativas, a publicação já recebeu os mais importantes reconhecimentos do país, entre eles o Prêmio Esso de Jornalismo, em 2003 e em 2009, e o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, em 2006.

Saiba mais sobre as atividades e trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Observatório Social em Frentes de Trabalho e Temas de estudo.

carregando