MENU

Responsabilidade Social

Responsabilidade Social

Dentro do tema de Responsabilidade Social, o Instituto Observatório Social foi uma das organizações convidadas a representar trabalhadores e sindicatos na elaboração da norma ISO 26000. A ISO 26000 é uma norma que estabelece as diretrizes sobre responsabilidade social através de um escopo amplo que incorpora a dimensão social, ambiental e econômica do desenvolvimento sustentável.

Essa norma envolve questões relativas aos direitos dos consumidores, comércio justo, direitos humanos e trabalhistas, combate a todo tipo de discriminação, proteção às populações vulneráveis e relacionamento com as comunidades. Atualmente, a ISO 26000 é uma referência para definição de políticas e práticas das empresas e organizações em relação à responsabilidade social. 

O processo de construção da norma durou cinco anos e envolveu representantes de cinco segmentos: empresas, trabalhadores, governo, consumidores, ONGs, e outros como consultores e acadêmicos.  Ela foi lançada internacionalmente em 1º de novembro de 2010, na cidade de Genebra, Suíça. Já a versão brasileira foi apresentada na capital paulista no dia 8 de dezembro do mesmo ano.

carregando