MENU

Biografia

Sérgio Nobre

Sérgio Nobre

Sérgio Nobre  nasceu em 10 de março de 1965, em São Paulo, e mora há quase 40 anos em São Bernardo do Campo, onde iniciou a sua trajetória no movimento sindical como trabalhador metalúrgico.

Em 1980, ainda aprendiz do Senai, ingressou na Scania. Seis anos depois começou a trabalhar na Mercedes-Benz, onde está ativo até hoje. Na montadora, foi eleito à CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e, posteriormente, à Comissão de Fábrica, instância que coordenou por dois mandatos seguidos. Também coordenou o Setor Automotivo da CNM-CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos).

Foi eleito e reeleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC em 2008 e 2011, respectivamente. Antes, coordenou a Regional Diadema e a Secretaria de Organização. Integrou Conselhos e instâncias tripartites criados nos governos Lula e Dilma como representante da classe trabalhadora.

É coautor do livro “Leitura nas Fábricas” (2011), sobre programa pioneiro de bibliotecas nas fábricas da base do SMABC para incentivar a leitura nos locais de trabalho. Assina com livro coletivo “Nosso Século XXI”, com texto sobre o movimento sindical. É um dos 38 sócios-fundadores do Instituto Lula.

É graduado em Relações Internacionais pela Fundação Santo André, turma de 2009. Casado e pai de dois filhos, tem uma neta e um neto.